Contexto:

A disciplina “Cultivos Florestais com Aplicações Energéticas” está enquadrada no âmbito do projecto financiado pela União Europeia no seu programa de Ensino Superior EDULINK II “African Network for Education in Energy Resources (ANEER) que o Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) de Chókwè, Moçambique e a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) do Huambo, Angola, mantem em colaboração com a Universidade de Córdoba-Espanha no âmbito do acesso à energia e a eficiência energética.
Esta disciplina está orientada a alunos dos cursos de Engenharia Agrícola e Engenharia Florestal das duas instituições parceiras (ISPG e UJES) e será ministrada de forma conjunta por docentes do Departamento de Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Agrárias da UJES e do Departamento de Engenharia Florestal do ISPG.

Introducção e Objectivos

Em Angola e Moçambique cerca de 80% da população depende da energia procedente da biomassa para suprir as suas necessidades diárias e a elevada dependência dos combustíveis lenhosos (lenha e carvão).
O desenvolvimento de novas fontes de combustível, por exemplo procedentes de cultivos florestais com aplicações energéticos que ajudem a reduzir a excessiva pressão existente sobre as espécies nativas, é de vital importância para garantir a sustentabilidade dos ecossistemas.
Para além disso, serão apresentados casos prácticos com Sistemas de Informação Geográfica para que sejam desenvolvidos pelos alunos e exemplos de optimização e localização de centrais de biomassa, de plantações de cultivos energéticos, redes de fornecimento, planes de fornecimento com biomassa florestal e agrícola, planificação e organização do trabalho, etc.
Porém, verifica-se que na actualidade nestes dois países ainda não existem muitos profissionais formados nestas novas áreas de conhecimento, por tanto, é preciso que as Instituições de Ensino Superior formem os profissionais que o mercado laboral está a demandar.

Os principais objectivos desta disciplina são:
• Conhecer as funções, usos e recursos dos ecossistemas principais de Moçambique e Angola (Miombo e Mopane).
• Identificação dos requisitos de implementação de cultivos lenhosos com fins energéticos.
• Conhecer o ciclo completo de produção de cultivos florestais energéticos.
• Gestão integral de sistemas agroflorestais com objectivos energéticos.
Esta disciplina será conduzida por Docentes do curso de Engenharia Florestal do Instituto Superior Politécnico de Gaza em colaboração com Docentes dos cursos de Engenharia Agronómica e Florestal da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos.

Conteúdos:

De acordo com os objectivos espera-se que no final da disciplina espera-se que o aluno seja capaz de i) realizar projectos de implementação de cultivos lenhosos com fins energéticos nos principais ecossistemas de Moçambique (miombo e Mopane), ii) realizar projectos de gestão integral de sistemas agroflorestais com objectivos energéticos e iii) realizar projectos de implementação de biorrefinarias.
Os principais conteúdos da disciplina são:
• Funções, usos e recursos do miombo e mopane; ecorregiões.
• Identificação de requisitos de implementação de cultivos florestais (solo, agua, temperatura, altitude).
• Cultivos energéticos lignocelulósicos lenhosos; vantagens.
• Produção de planta: colecta do material florestal de reproducção, tratamentos e implementação (transporte, plantação e/ou semeadura).
• Cuidados culturais: cronograma de actuações.
• Biorrefinarias.
• Gestão integral de sistemas agroflorestais: custo de oportunidade e valoração de outros recursos e aproveitamento.

Metodologia:

A disciplina de Cultivos Florestais com Aplicações Energéticas tem uma metodologia de ensino inovadora, através de um modelo semipresencial no qual o aluno terá acesso ao material através de uma plataforma virtual e às aulas através de uma aula virtual. A formação será levada a cabo através de uma plataforma web criada no âmbito do projecto (http://www.aneer.org) na qual existe uma aula virtual específica (http://www.aneer.org/index.php/aneer-learning) para a formação das disciplinas ministradas de forma coordenada por docentes dos Departamentos de Engenharia Florestal do Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) e da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos (FCA-UJES) em colaboração com a Universidade de Córdoba-Espanha.
A informação relativa à metodologia de ensino, a aula virtual está disponível num material que será fornecido aos alunos no momento do início das aulas, junto com uma pequena formação para o uso da Aula Virtual.
Em qualquer caso, o aluno terá uma serie de horas presenciais com docentes da sua própria instituição semanais para resolver dúvidas, fornecer o material, caso exista algum problema com internet, e qualquer questão relativa a cada disciplina.
Os estudantes serão encorajados a realizar um trabalho muito activo enquanto que o(s) docente(s) assume(m) o papel de facilitadores e mero-orientadores do processo lectivo, estimulando a auto-aprendizagem e uso efectivo das horas de estudo individual e a interação com o resto de alunos através da plataforma virtual.
Recomendações para ver os vídeos:
A qualidade dos vídeos pode-se mudar (baixa, média ou alta) clicando no botão direito sobre o vídeo em reprodução. Com isso poderemos adapta-lo segundo o equipamento e a conexão a internet para alcançar uma reprodução adequada.

Datas:

Desde Fevereiro até o Julho de 2017.

Avaliação:

Esta disciplina é optativa e é incluída como parte do curriculum dos cursos do ISPG e da UJES. Para ter uma avaliação positiva do curso é obrigatória:
• A participação nos foros dos módulos.
• Realizar e enviar os resultados dos testes e exercícios prácticos propostos nas datas definidas para cada uma das atividades e testes.
• Realizar o inquérito de avaliação e satisfação do curso antes da data limite do curso.

Equipamento informático:

Os requisitos técnicos para utilizar a plataforma são mínimos, os mesmos que se são precisos para conectar-se a Internet. Para facilitar o acesso os alunos poderão ter acesso à sala de informática e nas sessões presenciais serão acompanhados por docentes para facilitar o uso da Aula Virtual.

Contacto com o professorado:

O contacto com o professorado do curso pode-se fazer através de:
Responsáveis da plataforma web e aula virtual:
• dariza@uco.es / ecampra@uco.es

Mail dos docentes:
- Regentes:
• Prof. Abílio Santos Malengue (UJES): abiliosantosmalengue@gmail.com
• Luísa Feliciana Leopoldo Dovala (UJES): luisadovala18@gmail.com
- Assistentes:
• Prof. Eng. Matusse (ISPG): matusseemidio@gmail.com

Foro da plataforma virtual:
• http://aneer.org/aulavirtual/mod/forum/view.php?id=1